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01-05-2009
DISPLAYS DIGITAIS ACRESCENTAM TECNOLOGIA AO PDV.



A nova ferramenta digital tem como foco abordar os poucos segundos disponíveis para a decisão de compra dos clientes em frente aos produtos.



Dados extraídos de pesquisas do POPAI Brasil mostram que 81% das decisões de compra são feitas no PDV. Pensando nisso, a Display Show, empresa especializada em displays digitais e associada ao POPAI Brasil, percebeu a necessidade de criação de uma nova ferramenta nos poucos segundos disponíveis para a decisão de compra.
Em 2007, se iniciou o desenvolvimento dessa nova tecnologia: o display digital para PDV. Destinado a varejistas e fabricantes, o projeto tem como objetivo impactar consumidores enquanto estão selecionando os produtos expostos. A linha é composta por displays digitais de 10, 15 e 17 polegadas e traz avanços tecnológicos como imagem Hi-definiton, áudio estéreo direcional, sensor de presença, timer, bivolt automático e substituição de conteúdo por pen-drive.
A precisão no método de abordagem fica por conta do sensor de presença, que possibilita o uso de dois filmes: um para a espera em looping, que pode ser mudo ou não e que tem a função de atrair o consumidor, e outro, um filme vendedor, com áudio, que tem a função de fazer a abordagem no momento. O conteúdo exposto é cedido pelo fornecedor e reeditado pela Display Show. Uma das tecnologias aplicadas nas peças está no pen-drive, que transmite um arquivo próprio ao display, que passa automaticamente a processar e exibir os filmes.



O impacto gerado por essa ação junto ao consumidor resulta na compra por impulso e o projeto endossa a qualidade da marca e do produto. De acordo com Nahhat, a Display Show está em medição de várias ações. “Na Pesquisa da Perdigão, por exemplo, foi constatado para o primeiro mês um aumento de 584% nas vendas da feijoada na loja Jaguaré, com a instalação do primeiro display em geladeiras. Mesmo com a ruptura de mercadorias à venda, os índices se mantiveram altos.”
Além da feijoada, estão em pesquisa mais 6 outros itens Perdigão. “Estamos testando esta ferramenta com mais pratos prontos e congelados, como pizzas, lasanhas e salsichas”, é o que diz Alex Toledo, gerente de relações com trade da Perdigão, que completa: “dados de medições auferidas no Empório Perdigão, em Jaguaré, mostram que itens de baixa rotatividade tiveram um aumento de mais 500%. Acreditamos que esta ferramenta pode ser aprimorada e que a linguagem e a logística de atualização dos conteúdos e os modelos comerciais desta mídia ainda tem muito espaço para crescer”.
No momento, existem testes também com a Pepsico, Stax, Batata Sensações, aveia Quaker, Pepsi 3 calorias, Pepsi Questiona, Skol 1 litro, Femsa, entre outras. Neste ano, foram instalados displays nos Supermercados Futurama de Pinheiros, Santo Amaro, Hirota, Ipiranga, Barbosa, Barueri e Mambo Aurélia e Lapa. “Ferramentas como esta se tornaram fundamentais para o acréscimo de vendas, como forma de atrair os clientes e divulgar o produto, alguns deles inclusive aumentaram em 100% suas vendas”, é o que diz Antonio de Souza, gerente do Futurama da Lapa. Esta nova ferramenta tem sido bem aceita tanto para o anunciante como pelo varejista. No caso deste último, a aceitação se deu devido ao benefício da modernização do ambiente e, consequentemente, o acréscimo de venda. Já o anunciante, apesar dos custos com o espaço e display, mostra-se interessado devido ao aumento expressivo dos pedidos de mercadoria, que cria um novo modelo de negócio para ambas as partes.



Fonte: Revista Direto ao Ponto / Notícias do Marketing no Varejo.
http://www.newspopai.midiabrasil.net/
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