Mapa do site
Adicionar aos Favoritos
     Home   |   Digital Signage Info   |   Blogs
Tutorial 1 - Conceito
Tutorial 2 - História
Tutorial 3 - Aplicações
Tutorial 4 - Benefícios e
Vantagens
Tutorial 5 - Modelos de
Negócios
Tutorial 6 - Componentes
do Digital Signage
Tutorial 7 - IPTV & WEB TV
Links Interessantes
Livros e Publicações
Blog News:

09-09-2009
Digital Signage: Posicionando as telas

Quem nunca se perguntou para que tantas telas de digital signage, colocadas nos estabelecimentos, seja em cima, em baixo, não importa, mas em locais tão terríveis? Segundo pesquisas, isso é porque o que é bom para o olhar de uma pessoa não necessariamente é bom para outra. E não me refiro à estética somente. O fato que deve ser levado em consideração é que o ângulo e o posicionamento de uma tela é tão importante quanto a mensagem nela transmitida, já que deve ficar no campo de visão do maior números de pessoas possível. É esse foco que vamos abordar aqui.

Três coisas devem ser levadas em consideração a fim de descobrir o melhor ângulo de visão: o lugar em que as telas vão ser penduradas, o ângulo de incidência do telespectador, ou seja, a altura da cabeça do indivíduo em relação à tela e a correção dos ângulos, ou seja, possíveis obstáculos podem vir dificultar a visualização das telas. Esses pontos são extremamente variáveis, dependem do layout da loja, do tamanho e altura média do telespectador local, etc. No entanto alguns fatos fundamentais ajudam a determinar o melhor lugar para uma tela.

Por exemplo, uma pessoa com visão normal, enxerga bem cerca de seis a sete metros de distância, podendo ler perfeitamente um texto sem esforço, mesmo com poucos centímetros de altura. A Walmart do México pesquisou e chegou a conclusão que leva entre 5 e 7 segundos, nessa distância, para um comprador receber a mensagem, levando em consideração que ele estivesse prestando atenção o tempo todo. Resumindo, a altura da tela em relação ao chão e o ângulo que ela incide influencia diretamente o tempo de recebimento da mensagem. Mas se a tela for posicionada alguns graus mais pra cima ou mais pra baixo, torna-se difícil de ler aos mesmos seis ou sete metros.

Além do mais o fato da tela estar no campo de visão não significa que ela esteja no campo de atenção, que é menor, e compreende em cerca de 20-25 graus do campo de visão. O que significa que há menos de 5-7 segundos para transmitir a mensagem. Por exemplo, uma tela de 5 metros deve estar a cerca de 60 cm do nível do olho para estar no campo de atenção. Voltando aos valores padrões de trabalho, 20-22 metros, a tela deveria estar a cerca de 2,5 m do campo visual. Levando em consideração a média de altura das prateleiras dos estabelecimentos serem de, mais ou menos 1,7 m, uma tela não deves estar acima de 4,2 m do chão (2,5+1,7=4,2). Já que subentende-se que uma tela alta será vista por mais pessoas, só que menos pessoas vão entender o que ela diz.

Dica de imagens: voltando a premissa de que um telespectador médio deveria ser capaz de ler sua tela de cerca de 6-7 metros de distância, o que significa o texto na tela deve ser de cerca de 2 centímetros de altura. Isso no uso de uma típica tela de 40”, 50-60 pixels, 1360×768 de resolução. Se o mesmo tamanho de tela está sendo executado em 1080p, em resolução de 1920×1080, o texto teria de ser de cerca de 115-130 pixels de altura.

Essas são dicas básicas para um melhor posicionamento de tela, mas uma luz mal posicionada derruba qualquer tela colocada no mais perfeito lugar.


Fonte: Onsee.com.br






Todos os direitos reservados © Portal Digital Signage